10/08/2011

uma foto por dia / a melhor praia do mundo

A praia do Carvalhal (e a praia do Pego, que é igual e mesmo ao lado, mas de há uns anos para cá foi invadida por crianças e adultos que se tratam uns aos outros por você - mas não faz mal) é a melhor praia do mundo, principalmente para quem aprecia realmente um banho no oceano como deve ser - mas não só claro.

Não vinha cá há seis anos, e como tinha ideia que tinha começado a ficar conhecida depois de ter lido algures que pessoas relativamente famosas passavam lá férias (e porque a melhor praia do mundo não pode ficar no desconhecido para sempre), estava um bocado apreensiva em relação ao que ia encontrar - afinal durante anos a fio, desde os 2 anos, foi onde passei todos os meus verões. Felizmente estava tudo mais ou menos na mesma, só ligeiramente mais civilizada (parque de estacionamento, chuveiro de água doce, lava-pés, acesso com passadeira de madeira - mas tudo encaixa perfeitamente) e se possível com menos gente ainda - esta foto foi tirada num domingo (ao fim da tarde, sim, mas...), e anos atrás dávamos-nos ao luxo de não ir à praia ao domingo porque estava "muita gente".

Não é especialmente bonita, não há falésias lindíssimas nem nada disso, só dunas - o que significa que não há rochas dentro de água, yeah!. É só um enorme areal, onde há sempre espaço para pôr a toalha sem tropeçar no vizinho do lado, onde a areia tem o tamanho certo para não se infiltrar em todos os poros. Onde o mar tem sempre a temperatura certa para todas as ocasiões: não custa nem um milímetro a entrar, e quando custa mais do que o normal é porque está tanto calor cá fora que de qualquer maneira não há outra hipótese, e 5 minutos depois já não nos lembramos porque é que não entrámos de mergulho; sem nunca termos a sensação de estarmos a nadar numa piscina de xixi morno, claro. Onde há ondas em que às vezes se vêem peixes na crista, à transparência, mesmo antes de ela rebentar; ondas como deve ser para mergulhar ou nos deixarmos elevar, dependendo de onde ela nos apanhar. O sol põe-se do lado certo, e não há correntes...

Depois disso, acho que que não me vai voltar a apetecer ir à "praia" na Dinamarca por uns tempos...



uma foto por dia (nem sabe o bem que lhe fazia)

Estou em Lisboa, estou de férias, estou sozinha em casa, está um calor brutal (ADORO!), é uma e meia da manhã tarde, só não estou no sofá porque aqui em casa ainda não há internet sem fios (!) e estou aqui a pensar com os meus botões que devia ter trazido o meu disco externo para poder actualizar o meu flickr e os meus álbuns de fotos no facebook: as últimas fotos que tenho no flickr são do verão passado (e ainda não estão todas), e já tenho 5 ou 6 rolos e mais umas tantas digitais a aguardar a sua sorte...

Para além do tempo, que é o principal obstáculo, há outra questão que me tem atrasado um bocado. Até agora, sempre que ia pôr fotos online, nunca tive qualquer dúvida do que é que ia para o facebook, e do que é que ia para o flickr. Pois, até agora... neste momento estou um bocado confusa, e nem quero pensar no google+. Enfim.

De qualquer maneira, o que interessa é que agora a única coisa que tenho aqui à mão é o meu telemóvel, que tira umas fotos bem giras e decentes, portanto olhem, projecto novo: uma foto por dia. Brevemente, num blog e num facebook perto de si!