30/06/2008

in the country


Para o bem e para o mal, amanhã vou deixar de viver no campo, e mudar-me de novo para a cidade.

Vou ter saudades de muita coisa:

- da minha cozinha super-equipada com o necessário e o desnecessário, e da máquina de lavar loiça que nunca cheguei a experimentar
- do meu quarto
- da melhor cama do mundo
- de ter TV no quarto
- de ter uma casa de banho só para mim
- dos meus kitchen-mates dinamarqueses
- das monday-cleaning e do extreme-cleaning
- do relvado gigante por trás da minha residência, onde sol + T> 20ºC = toda a gente lá fora com o equipamento completo: bikini, calções, chinelos, toalha, creme, óculos de sol, portátil, livros & artigos, phones, comida...
- da imensidão verde que rodeia praticamente todos os meus percursos de bicicleta aqui na zona
- do lagos aqui ao pé, bons para o piquenique e para correr à volta deles
- do melhor NETTO do mundo durante a semana antes das 15h, e do REMA 1000 o resto do tempo
- de descer de bicicleta sem pedalar até ao centro de Kgs. Lyngby, seja desde casa ou desde a DTU
- de estar perto das minhas pessoas que também vivem no campo
- de estar a uma distância pedalável do jardim do bambi, e de mais uma data de espaços verdes com coisas para ver

Mas viver em Copenhaga vai, sem dúvida, compensar grande parte disto, de uma ou outra forma. A conferir nos próximos capítulos.

23/06/2008

meeting bambi

Aqui perto, a uns 20 minutos de pedalada, existe o Dyrehaven - literalmente, o jardim dos veados. Consiste basicamente numa área verde, com florestas, lagos e descampados, gigante e com uma data de veados à solta. Antecipando um fim de tarde não chuvoso e até com algum sol, decidimos pedalar até lá e ver veados. Pedalámos um bocado num dos caminhos principais do parque, mas nada avistámos. Decidimos enveredar por um trilho claramente apropriado para cavalos e desapropriado para bicicletas rascas como a minha, e estacionámos as bicicletas numa árvore próxima. Passados alguns minutos de deambulação pela floresta, não mais do que o nosso sentido de orientação nos permitiu, um restolhar de folhas lá nos indicou que não estávamos sozinhos. Eles são silenciosos e confundem-se com a paisagem, e quando estão em estado de alerta são como estátuas, e extremamente difíceis de distinguir do pano de fundo. Difícil é também ultrapassar a distância de segurança e chegar perto, por isso estávamos praticamente a dar-nos por satisfeitos com fotos de longa distância, quando ao voltarmos para as bicicletas demos com mais um espécime. Este parecia mais descontraído, e avançava apenas alguns metros quando nos tentávamos aproximar.

Continuámos a segui-lo, e acabámos por dar com isto:
Mesmo a ver ao longe, já quase que me babava. O parente mais velho tentou levá-lo para longe de nós, mas sem sucesso. E não é que o tipo decide vir ter comigo? Sem medos, quase sem saber andar, veio devagarinho até nós, e lá ficou, a olhar, até se fartar e se ir enroscar mais adiante.

Descansou, e volto de novo, ainda mais perto mas sem nunca tentar estabelecer contacto, só mesmo olhar para nós, ali, a centímetros de distância.Adorável. Fiquei quase comovida, tal a perfeição desta pequeníssima e recente criatura.

Ele não se foi embora, mas nós tivemos mesmo que ir, ou ficávamos ali a noite toda...

10/06/2008

extreme cleaning

na minha cozinha pratica-se o método de limpeza conhecido por extreme cleaning. incendeiam-se moscas com um spray de cabelo e uma chama, e remove-se o calcário acumulado no fervedor de água e na máquina de café com 1 porção de ácido para 4 de água.

acho que vou esperar até amanhã para fazer chá.

ou então vou ser não-escandinava e ferver a água numa panela no fogão.

09/06/2008

dear all

Adoro este início de e-mail. Em dinamarquês é kære alle. Muito giro também. Outras línguas?

lyrics included


08/06/2008

portugal 2-0 turquia


portugal 2-0 turkey, originally uploaded by barely_legal.

Esta foi uma das minhas companhias para o jogo. Já tinha saudades de uma guiness bem escurinha, habituei-me às tuborgs loiras de copenhaga num instante...

VENHA O PRÓXIMO!

04/06/2008

um clássico

mas que é sempre bom lembrar, até porque parece que o sol finalmente se decidiu a brilhar aí em baixo (cá em cima o verão já voltou outravez há umas semanas)

e um bocadinho de informação:
Wear Sunscreen is the common name of an essay, (actually called "Advice, like youth, probably just wasted on the young") written by Mary Schmich and published in the Chicago Tribune as a column in 1997.
The most popular and well-known form of the essay is the successful music single released in 1999, accredited to Baz Luhrmann.

humor

aqui, tal como em lisboa, uma técnica muito comum de vandalismo urbano é tirar ou alterar letras das placas e sinais públicos. grande parte dos resultados obtidos tem alguma conotação sexual. mas nem sempre.
ost = queijo

03/06/2008

o melhor sabor de batatas fritas do mundo é:


sour cream and onion!!!!!!!!!

Quase independentemente da marca. E incluindo mesmo as mais baratas do Netto. As Pringles é que não são nada de jeito, mas também isso é válido para todos os sabores de Pringles.
Segundo a Inês, em Portugal chamam-se 'campestre'. Alguém pode confirmar isto?

ah e tal, viver no campo até é fixe se estiver calor como está agora