26/08/2010

Hoje foi o piquenique anual do Departamento - evento anual, estilo extreme danish - que consiste numa visita a um "sítio de interesse cultural", seguido de um piquenique nas redondezas, com jogos à mistura, faça chuva ou faça sol. Hoje felizmente não fez chuva, mas fez vento, muito vento, de levar com pedrinhas do asfalto na cara (dói) e de deitar ao chão as peças deste jogo (imaginem então jogar frisbee).

A parte cultural consistiu em visitar a Galeria Nacional da Dinamarca (Statens Museum for Kunst), que é daqueles sítios onde todos os turistas vão, é grátis e tudo, mas que quando se vive cá (mesmo que seja a 5 minutos a pé) nunca nos lembramos de lá ir.

Eu não percebo nada de arte e salvo raras excepções, não acho grande piada a museus, especialmente se a maioria das coisas em exibição forem quadros, pinturas e isso. E nem sabia que havia assim tantos pintores dinamarqueses. Mas fiquei um bocadinho fascinada pelas pinturas deles - completamente diferentes daquelas a que estou habituada a ver, não só em termos de técnica mas também dos temas pintados em si. Muitas representações de cenas do quotidiano, sem grandes invenções ou artificialismo. Estilo Alberto Caeiro <3.

Uma das actividades no museu consistiu em cada pessoa pintasse uma porção de um dos quadros acima, baseando-se apenas num pequeno quadradinho representando uma parte do quadro. Sem ter visto o quadro na sua totalidade antes, e utilizando apenas 4 cores - as 3 primárias e o branco. Os resultados foram surpreendentes.













Próximo sábado chuvoso, acho que vou dar lá mais um saltinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário