Domingo de manhã fomos apanhar cogumelos a uma floresta algures a norte de Copenhaga. Tinha visto nos últimos dias, no facebook, fotos das colheitas de alguns amigos, e o que há de mais apelativo para comer ao jantar do que cogumelos fresquinhos apanhados por mão própria?
Antes de começar a escrever isto pus-me a ler na wikipedia artigos sobre apanhar cogumelos, e os mais populares, comestíveis, e os que são perigosos por serem facilmente confundíveis com os venenosos... Acho que não tinha ido tão na boa se tivesse lido isto antes. Felizmente fomos com amigos experientes na matéria, com um livrinho de bolso mega-detalhado para que não restassem dúvidas na identificação. E em caso de dúvida, o melhor mesmo é não arriscar, por mais apetecíveis que possam parecer.
Depois das dicas iniciais, apanhámos os recomendados e depois um exemplar ou dois dos que tínhamos dúvidas, e um ou dois "só porque é giro". Claro que no fim não foi assim tanto, mas foi uma bela manhã, com o sol sempre a espreitar por entre os ramos da floresta (ainda) verde.
A nossa colheita |
A escolha |
Pelo sim, pelo não, estes ficaram de fora |
Em cima os de fora, em baixos os SIM! e à direita os duvidosos |
Prontos para saltar para a frigideira... hmmmm Todas as fotos tiradas pelo Brice :) |
Sem comentários:
Enviar um comentário