15/09/2008

como saber que se está num festival de verão sueco (e não no sudoeste)

Now playing: Scout Niblett - Lullaby for Scout in 10 Years
via FoxyTunes

- tudo está devidamente organizado em filas para tudo e mais alguma coisa: filas para entrar, filas para ser revistado, filas para comprar bilhetes, filas para pôr pulseiras, filas para ir à casa de banho, filas para entrar na zona da comida, filas para sair da zona da comida, filas para entrar na zona da bebida, filas para sair da zona da bebida, filas para pagar e filas para sair da zona de pagamento...

- podemos escolher antecipadamente o que vamos comer através do menu que está no guia do festival, que descreve os pratos existentes nas diversas áreas de comida, e respectivos preços, durante o concerto da Kelis, e depois é só irmos logo para a zona escolhida, sem ter que perder tempo a percorrer todos os stands de comida do festival;

- existe uma zona que permite que as pessoas com mobilidade reduzida desfrutem de boas condições de visibilidade para os palcos:

- a água que os seguranças distribuem durante os concertos pode chegar até mais de 10 filas de distância;

- os ecrãs que transmitem os concertos em tempo real têm uma qualidade de imagem tal que dá para ver lindamente mesmo quando é de dia e o sol brilha; para além disso, os que estão mais longe do palco estão sincronizados com o tempo que o som demora a chegar às pessoas, para não parecer que as Sahara Hotnights estão a fazer playback;

- para além de transmitirem imagens durante os concertos, também surgem nos écrans mensagens aleatóreas com conselhos de sobrevivência do tipo 'bebe água'; 'se alguém ao teu lado cair, ajuda-o a levantar-se'; 'não faças crowdsurfing'; 'usa protector solar' ....

- tem casas de banho a sério onde o chão é a única coisa que não está impecável, e só porque está de chuva, e há SEMPRE papel higiénico:


- os horários do festival são rigorosamente cumpridos por 99% das bandas, e mal estão os sonic youth a acabar de tocar, já os grinderman estão a fazer a sua entrada em grande estilo (1% = Kelis e Lil'Kim, com mais de meia hora de atraso cada,)

- em frente aos palcos e nos caminhos de acesso às diversas facilidades do festival (i.e. nas zonas mais movimentadas) existe uma camada de 'chão' que não só protege a relva dos pés das pessoas e do lixo, mas também evita que os nossos pés fiquem completamente encharcados e cheios de lama;

- o estilo predominante das pessoas é o estilo sueco (há o estilo rasta, gótico, grunge, indie, etc etc... e depois há o estilo sueco. é difícil de descrever, só vendo. venham à suécia e vejam por vocês próprios.):



- o céu brilha e o céu está totalmente azulinho, mas o chão ainda está molhado da chuva de há 10 minutos;

-recicla-se em todo o lado, e não é pouco (lado):

- os menores de 18 anos têm uma pulseira de cor diferente, porque não podem entrar nos bares onde existem os concertos pós-festival, nem podem comprar cerveja. isto significa que o equivalente sueco da geração morangos com açúcar é facilmente distinguível através da cor da pulseira, já que pelo modo de vestir e quantidade de maquilhagem é extremamente complicado. também significa que me senti extremamente velha na assistência do concerto dos franz ferdinand:

- o único concerto onde é possível encontrar pessoas de outro estilo que não o estilo sueco é o concerto dos Sonic Youth. isto abrange também os concertos da Lil'Kim e da Kelis.

- 40% das pessoas usa tampões para os ouvidos, mesmo apesar de a lei sueca não permitir que os concertos excedam um determinado nível de intensidade sonora (o que leva a que bandas como os My Bloody Valentine se recusem a dar concertos na Suécia...):

3 comentários:

  1. as fotos "estilo predominante das pessoas" parecem as fotos hippie dos 60s! =p

    ResponderEliminar
  2. os prós e os contras... mas eu prefiro estes à bagunça dos festivais por terras lusas...
    por isso é que este ano recusei ir ao sudueste e paredes (este por impossibilidade) e fui ao primavera em barcelona e vou ao ATP Nigthmare Before Xmas em Bristol..
    são universos diferentes...

    ResponderEliminar
  3. sugestao para a poll dos concertos:
    MGMT vi 2 vezes este ano: em ambas, foram uma perfeita desilusão..

    ResponderEliminar