28/04/2009

primeiro estranha-se, depois entranha-se

Hoje foi a minha última aula de natação do semestre. acabámos a nadar crawl ao contrário, isto é, para trás. um autêntico desafio: não tentem em casa, sff.

Depois de um ano praticamente sem levantar o rabo da cadeira (andar de bicicleta não conta, e correr duas vezes até à pequena sereia e voltar também não), em Fevereiro finalmente me decidi a inscrever-me nas aulas de natação. Na rifa saiu-me um professor espanhol a falar dinamarquês, e uma piscina de 25 m estilo "touca gigante" dos anos 80 (piscina do campo grande, alguém?).

Já me tinham dito que os hábitos balnearenses na Dinamarca eram um bocado diferentes dos de Portugal. Ainda assim, a expressão do título deste post aplica-se completamente. A saber:

- Ninguém (ou quase) anda de chinelos. Viva o pé de atleta!
- Também quase ninguém usa touca.
- Não se pode andar calçado no balneário (o que fas sentido, para proteger as pessoas que não andam de chinelos...)
- Antes de ir para a água é obrigatório tomar um duche como deve ser, champô e gel de banho incluídos. Aliás, está espalhado pelo balneário todo um desenho bastante explícito:

O processo deve ser repetido sempre que se for à casa de banho e antes de entrar na sauna.
- Depois da aula, é passar por água e toca a correr para a sauna! Que invariavelmente está cheia de crianças dinamarquesas tagarelas. Claro que o único textil permitido (e obrigatório) na sauna é a toalha para sentar, a entrada de fatos de banho está totalmente interdita.

Ou seja, aquela cena de chegar lá com o fato de banho já vestido de casa não pode acontecer, e se acontecer, o infractor(a) será objecto de muitos olhares estranhos.

3 meses depois, isto até faz tudo sentido. Se as regras de higiene forem cumpridas, duvido que se apanhe pé de atleta, e nunca encontrei mais cabelos na piscina do que em Portugal.

Excepto nadar crawl ao contrário, claro.

3 comentários:

  1. o meu professor de salsa é cubano e tenta falar holandes... muito mal.

    quanto aos chinelos e toca, aqui tambem. mas eu nao csgo nao usar toca... nao consigo, nao consigo, nao consigo. e crawl ao contrário também nao devo csguir!

    ;)

    ResponderEliminar
  2. ps - reparei agora que estou na secção do "stories from the warmth"... era bom era!

    ResponderEliminar
  3. o Mundo é um lugar estranho..

    ResponderEliminar