18/07/2008

serviço público


Um dos meus sítios preferidos ali na zona do Bairro era o Animatogarfo (acho que era este o nome oficial, ou pelo menos o que nós achávamos que era oficial). Era pequenino, acolhedor, com uma decoração cinéfila fixe, tinha o Johnny Depp na casa de banho das senhoras, e tinha as melhores tostas do bairro, especialmente a tosta prima (ler com sotaque italiano), uma combinação soberba de pão, manteiga, alho, orégãos, tomate, queijo e fiambre. Também tinha uma dona não especialmente simpática (e dizer isto é simpático!), e era um bocadinho longe dos sítios habituais, e portanto era difícil convencer as pessoas a lá irem, e provavelmente a certa altura muitas pessoas já não me podiam ouvir, nalgumas noites.

Quando eu voltei da Suécia, há cerca de um ano, uma das primeiras coisas que eu quis fazer nas primeiras saídas de matar saudades, foi ir comer uma tosta prima ao Animatogarfo. Desilusão total, portanto, quando lá chego e dou com a porta na cara. Nos meses seguintes ainda tentei ir lá algumas vezes, mas sempre fechado, com um papel ilegível (pelo menos à distância de segurança olfactiva do sem-abrigo que passou a habitar o cantinho acolhedor ao lado das escadas) na porta. 'Nunca mais vou comer uma tosta prima', pensei eu.

Ora ontem, quando fui matar saudades do Adamastor, à vinda para cá resolvi espreitar... e não é que a porta estava aberta! Pintada de novo, vermelhinha, e com um novo letreiro ao lado: 'O Pai Tirano'. Fui ver lá dentro, e mal avistei a decoração familiar e a senhora com cara de poucos amigos, fiquei obviamente histérica.

Foi assim que voltei a comer a tosta prima.

E aqui vai o serviço público: se quiserem passar uma noite bem passada a comer tostas com nomes como frangalho, tititum, ou anchovix, e a beber o que vos apetecer, rodeados de posters de filmes portugueses da nossa era dourada, enquanto ouvem, por exemplo, Joy Division, e fumam um cigarro ou fazem companhia a quem fuma sem ficarem empestados (agradeçam à ASAE :P), então virem nas penúltimas escadinhas à esquerda antes de chegarem ao Adamastor, e é logo aí no canto.
(horas tardias de uma 4ª feira à noite)

3 comentários:

  1. tambem já lá estive e é tao bom! coisas portuguesas k não existem em mais lado nenhum! =) e agora k ja nao estou ai, mais saudades tenho. mas a tosta prima nunca provei... vou provar (um dia destes!) =)

    ResponderEliminar
  2. encontrar no bairro um dono de um bar que seja simpática não é uma tarefa nada fácil. mas também aturar quem lá vai não é petisco nenhum.

    este verão ainda vou pitar uma dessas tostas.

    ResponderEliminar
  3. não fazia ideia que tinha mudado de nome. durante alguns anos, foi um dos meus spots "must go" das noites no bairro...
    farvel

    ResponderEliminar