06/07/2008

o parque de diversoes mais antigo do mundo

.... e ainda em funcionamento sem remodelações (à excepção da adição de algumas novas atracções), chama-se Bakken e fica aqui na Dinamarca, mesmo ao pé do jardim dos veados. É um sítio extremamente agradável para ir passear, principalmente se estiver bom tempo (leia-se sol), porque ao contrário da maioria dos parques de diversões actualmente existentes, não se paga para entrar, e as atracções nem são muito caras. Também diga-se de passagem que não são nada de especial, estão mais viradas para a onda familiar. Mas a sensação de visitar um parque cheio de famílias bem dispostas, e onde não somos bombardeados com publicidade dos patrocinadores a toda a hora, num dia de sol, é sempre boa. E uma visita ao Bakken não e uma visita ao Bakken se não andarmos numa das montanhas-russas mais antigas do mundo,a Rutschebanen:

Toda em madeira, e a tremer por todos os lados, sobrevivente da segunda guerra mundial e de pelo menos um incêndio, ainda com algumas das tábuas originais, mesmo com 15% de substituição todos os anos. Um must! Uma barrinha de metal por cima dos joelhos e depois e sempre a abrir. Aquilo abanava de tal maneira que não consegui filmar a viagem toda até ao fim, tive que me segurar para não perder a máquina. Mas há quem o tenha feito.

O próximo desafio é no Tivoli em Copenhaga, chama-se Himmelskibet (The Star Flyer para os estrangeiros), é o carrossel mais alto do mundo e andar nele é assim:

Duvido que este vídeo demonstre o quão assustador deve ser estar suspenso numa cadeirinha de metal com um ferro sobre os joelhos a andar à roda, com vento e a 80 de metros de altura, e não sei se vou ser capaz. Mas se foi o que foi no Liseberg de Gotemburgo, nunca se sabe.

1 comentário:

  1. Tivoli! Ui!!
    só conheço o tivoli com neve, temperatura well below zero, com decoração natalícia.
    muito à maneira!!

    ResponderEliminar