27/10/2007

sobre livros

os livros são como a comida. e passar de um everything is illuminated para um anjos & demónios é como sair de um bom restaurante e entrar no mc donald's.

eu gosto de ir ao mc donald's de vez em quando. mas a sensação que fico depois de lá comer não é a de satisfação... não é propriamente uma refeição deliciosa daquelas em que até se fica a molhar o pão no resto do molho. onde é que está a subtileza de sabores? e a surpresa?

no everything is illuminated, cada capítulo é como uma garfada de uma combinação inesperada de sabores deliciosos.

no anjos & demónios cada capítulo é como uma batata frita. come-se uma, e depois outra, e depois outra, e outra... e por aí fora até que.... já acabou? e o twist final é só aquela batata queimada que ficou para o fim, e que nós já sabíamos que lá estava. ou a quantidade gigante de chocolate que deixámos de propósito para o fim no sundae e que acaba por enjoar.

e se por acaso somos surpreendidos com uma aparente subtileza que nos deixa a pensar 'hmmm isto é uma pista que indica que...', três linhas abaixo essa mesma subtileza é desvanecida com a explicação, quase a insultar a nossa inteligência, na onda "não perceberam pois não? pronto, era isto".

e que raio de livro é que acaba com a frase (para os spoiler-sensitive como eu, não passar com o rato por cima da zona a negro que se segue)
- Nunca foste para a cama com uma Mestre de Yoga, pois não?

mas não me levem a mal... há coisas bem piores. e a mim sabe-me bem ir ao mc donald's de vez em quando, mesmo sabendo o que me espera.

(nota: isto também é válido para o burger king!)

1 comentário: