17/03/2008

mais música

dos yeasayer é que já devem ter ouvido falar. o álbum é de 2007 mas eu só reparei neles no início deste ano... e perdi-me completamente de amores pela estranha mistura de sonoridades da sua música.

sorte a minha, eles vieram a terras escandinavas exactamente um mês após a minha chegada, e brindaram-nos com um concerto de entrada livre para os ouvintes que chegassem antes das 10 ao debaser (um espaço cheio de estilo onde se pode saborear um delicioso dig for fire, jantar, ou apenas dançar ao som de música de qualidade).

confesso que não sei bem do que estava à espera quando eles entrassem em palco. depois de um aprumadinho e adorável jens rodeado de indie-suecas talentosas, ou de um cedric e um omar com um cheirinho ao estilo scissor-sisteriano (leia-se camisas cintilantes, sapatos/ténis fashion e calças elásticas ligeiramente à - nunca os vi ao vivo, mas é assim que os imagino vestidos, com umas plumas à mistura)... caiu-me tudo quando entra uma camisa interior de alças com haircut à nickelback
, uma camisa de flanela aos quadrados com cabelo empastado em gel e puxado para trás à macho latino, e um descendente directo de uma tribo índia norte americana, mas em jeans.(o baterista estava lá atrás e não me ficou na memória visual).

mas adiante. também estava à espera que houve uma diversidade gigante de instrumentos em palco, mas tal não aconteceu. o que não impediu este concerto de se ter tornado num dos mais sérios candidatos a concerto do ano. adorei a maneira como transpuseram para o palco e revestiram as canções, a entrega e honestidade da performance, foi bom em tudo! claro que a mim não era difícil cativarem, mas duvido que a maioria da audiência soubesse o que estava a ouvir, e no entanto a adesão foi considerável e entusiasta, mesmo se descontarmos os 3 suecos com uns copos a mais que iriam ter reagido efusivamente a qualquer sonoridade que desse para bater o pézinho. o culminar da actuação com o público a invadir o palco em alegre comunhão com a banda e colaboração nos instrumentos de percussão (palminhas incluídas), e o encore com o delicioso wait for the summer (não tivesse eu gritado desesperadamente pela música... felizmente não fui a única) encheram (e transbordaram) as medidas.

no final do concerto, a audiência foi totalmente substituída por uma multidão dançante que pouco ou nada tinha a ver com o concerto, para continuar a noite. foi por isso que a afluência à mesinha dos CD's e das t-shirts, onde a banda, feliz depois do concerto bem sucedido, fez questão de marcar presença, foi totalmente nula. consegui ver ao longe a desilusão espelhada nas expressões deles, e todos os dias me castigo severamente por ter sido mental, fisica e financeiramente preguiçosa para me ter chegado lá ao pé, ter comprado um CD autografado e ter tido dois dedos de conversa com a banda, mesmo que totalmente irrelevante. era um daqueles CD's que eu adoraria ter na minha prateleira...

yeasayer photos by bjaglin
e então, acham que já posso escrever para o blitz? ahah


deixo-vos com os take-away shows recentemente filmados pelo pessoal sempre oportuno da blogothèque, uns dias depois.

i <3 yeasayer

Sem comentários:

Enviar um comentário